8 Sinais que indicam a necessidade de consultar com o Psiquiatra
1. GRANDES MUDANÇAS DE HUMOR
Oscilações de humor que não parecem depender de condições externas, e que chegam e vão sem maiores explicações, são um indicative de algum distúrbio mental. Todo mundo pode mudar de humor, de opinião e de idéia, o que você precisa observer é se essas reações são desproporcionais em relação aos acontecimentos e se há grande dificuldade em lidar com as emoções.
2. INTOLERÂNCIA Á INCÔMODOS DO COTIDIANO
Quando por exemplo, você se irrita frequentemente com o barulho dos seus filhos, com a risada do seu colega de trabalho, apresenta problemas para dormir (dormir pouco ou muito), problemas no apetite (comer muito ou não ter apetite). É normal termos dificuldades para dormir de vez em quando, mas quando você passa a ter crises de insônia frequente, que prejudice suas atividades no dia a dia, está na hora de buscar ajuda.
3. SENTE UMA DOR INEXPLICÁVEL
A dor é uma mensageira do nosso corpo e pode ser que o seu corpo esteja enviando alguns sinais físicos, na tentativa de te avisar que tem um problema de saúde mental te afetando. Muitas vezes quando a nossa saúde mental está debilitada, vão surgir dores inexplicável pelo nosso corpo.
4. TEM FEITO USO DE ALGUMA SUBSTÂNCIA
Bebida alcoólica, drogas, fumo, e isso tem trazido problemas no seu dia a dia ou se você não consegue se livrar de algum vício.
5. NÃO CONSEGUE PARAR DE PRATICAR UM COMPORTAMENTO REPETITIVO
Como lavar as mãos frequentemente, acender ou apagar a luz, confereir se fechou portas várias vezes, seguir um ritual repetidas vezes que demanda muito tempo para isso, ou se fica cutucando sua pele ou arrancando fios de cabelo.
6. DIFICULDADES NA MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO
Dificuldade em memorizar dados ou se concentrar e manter o foco, ou até mesmo dificuldades em fazer escolhas. A maioria dos problemas psiquiátricos pode afetar o que chamamos das funções executivas do cérebro, provocando dificuldades dos processos cognitivos e mentais , o que inclui falta de atenção, concentração, esquecimento e dificuldades para tomada de decisões.
7. MEDO DE SITUAÇÕES INOFENSIVAS E ROTINEIRAS
Medo de enfrentar multidões, em se relacionar com as pessoas, de andar de avião, pegar elevadores, entre outros.
8. PENSAMENTOS AUTODESTRUTIVOS
Pensar em morrer ou se machucar. Isso é um sinal de alarme e é preciso procurar ajuda imediatamente.
